4. Pressão Hidrostática

Condidere um líquido em um recipiente. Considere também uma região desse líquido correspondente ao volume de um paralepípedo com base de área A, e altura h (profundidade a partir da superfície do líquido):















Sendo μ a massa específica do líquido, e V o volume da região do paralepípedo, a massa contida nesse volume será:





O peso dessa massa será:




 


O volume V da região do paralelepípedo, é:




Então, o peso será:




Esse peso (força F) será distribuído sobre a área A da base do paraleleípedo. Sendo assim, a pressão p exercida apenas pelo líquido na profundidade h, será:












A pressão exercida em certa profundidade apenas pelo líquido é chamada de pressão hidrostática (ph). Logo, em uma profundidade h a partir da superfície de um líquido, a pressão hidrostática é determinada por:








Pressão Atmosférica (Patm)

É a pressão que o peso da amosfera faz em determinado ponto do nosso planeta.








Onde a altitude for menor, a pressão atmosférica é maior. No nível do mar, a pressão atmosférica é maior possível, já que é a região do planeta onde existe a maior camada de atmosfera acima daquele nível.

A pressão atmosférica no nível do mar é igual a 1 atm, aproximadamente igual a 1 . 10⁵ Pa.


Pressão Absoluta(Pabs)

É a pressão total em um ponto, tendo como referência o vácuo (pressão zero).


A pressão absoluta em determina profundidade h de um líquido corresponde à soma da pressão atmosférica local, com a pressão hidrostática exercida pela coluna de líquido naquela profundidade.















Teorema de Stevin

“A diferença de pressão entre dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é proporcional à diferença entre as profundidades daqueles pontos.”

∆p = γ . ∆h

Onde:

γ  = μ . g 

Dessa forma, o Teorema de Stevin é representado pela seguinte expressão:


∆p = μ . g . ∆h


Esse postulado foi proposto pelo físico e matemático flamengo, Simon Stevin (1548-1620), a partir do que vimos sobre pressão hidrostática e pressão absoluta. 

Stevin propôs também o conceito de “Paradoxo Hidrostático”, em que a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, de modo que depende, tão somente, da altura da coluna de líquido no recipiente.



Resumindo:  a diferença de pressão entre dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual à diferença entre as pressões hidrostáticas (ou pressões absolutas) daqueles pontos.




Exemplo

Em um recipiente em formato de U foram colocadas determinadas quantidades de água e óleo. Após haver equilíbrio no sistema, as alturas das colunas de água e óleo a partir de um determinado referencial foram determinadas, sendo 100mm para o óleo e 70mm para a água. Sabendo que a massa específica da água é 1000kg/m³, determine a massa específica do óleo, em kg/m³.













Resolução

No nível zero (y=0), a pressão hidrostática exercida pela coluna d'água no ponto A deve ser igual a pressão hidrostática exercida pela coluna de óleo no ponto B











Sendo assim:
















Observe que nem precisamos passar de milímetro (mmpara metro, já que as unidades das medidas das alturas das colunas dos líquidos se cancelam na equação.

4